sábado, 4 de outubro de 2008

Santinhos, galinhas e vinho

Hoje foi o Dia Mundial dos Animais.
Foi também o Dia de São Francisco de Assis, o santo protector de todos os animais.
E, desta vez não há dúvidas, fontes fidedignas asseguram que foi também o Dia do Médico Veterinário em Portugal.
Mas este dia não se fica por aqui! Curiosamente, é também o Dia do Barman e o dia em que se realizava antigamente o Festival de Baco, deus romano do vinho...
Portanto, tudo encaixa e faz sentido! 4 de Outubro é o dia dos bichinhos, que precisam do seu santinho protector para não ficarem doentes, mas quando este falha estão cá os doutores para lhes valer, os quais são (ou foram, durante os 5 anos do curso) uns grandes bêbados que arrumam forte e feio na vinhaça e na sangria, os quais são vertidos nos barris pelo deus Baco e servidos nos copos pelos barmans.
Resumindo e concluindo, este dia comemora tudo o que serve para fazer os veterinários felizes: criaturas para escarafunchar e uma boa pinga para emborcar!

E como estamos numa data festiva, vou contar uma história que ouvimos da boca de alguém que tem mais uns aninhos disto que nós: a simpática Dra. X
"Certo dia aparece na clínica uma senhora, cliente habitual, acompanhada por uma vizinha sua amiga. A vizinha, com ar solene, pousa em cima da marquesa um saco de plástico que exala um cheiro nauseabundo. Segundo ela, o conteúdo do saco é... a Cassilda! Depois de aberto, o saco revela uma galinha morta e em decomposição, com larvas a sair por todos os poros.
- Sabe, doutora, a Cassilda apareceu morta de uma forma muito estranha. Fui encontrá-la no galinheiro pendurada de pernas para o ar e desconfio que o meu marido tenha abusado dela! A doutora não pode fazer um exame aí ao rabinho p'ra ver se ela não foi violada?"

Moral da história: ou os veterinários não são os únicos a abusar da pomadinha de Baco, ou as galinhas não constam da lista de S. Francisco!

3 puseram o dedo na ferida:

Hariska disse...

o pobre do francisco não pode dar conta de tudo! =P

B!ToK disse...

Muito bom :)
Boas Deduções!

Abraço

Daniel disse...

Vocemecês tem uma estórias muita giras. Essa da galinha é lixada, deve mesmo ter sido abusada! É que galinhas abusadas ficam sempre empuleiradas de pernas para o ar como morcegos!

Sim dia 4 é um grande dia, vespera da republica e do sempre esquecido dia do reconhecimento de Portugal em 1143 mas tambem o dia de anos da Guímaro, este ano em viena, espero que n se tenham esquecido!